COMPLIANCE


 

O objetivo direto da implantação de um programa de Compliance em uma organização é combater corrupção e fraude. Outros objetivos também podem ser enumerados, como aumento de credibilidade, tanto perante colaboradores quanto stakeholders externos; aumento de eficiência dos serviços prestados, resultando em maior retorno dos investimentos; e preservação da reputação, protegendo não somente a organização, mas também seus colaboradores. O programa de Compliance exige conformidade a leis e a normas internas. Muitas organizações já possuem departamentos responsáveis pela governança de vários temas, como legislação trabalhista (Departamento de Recursos Humanos) e legislações fiscal e tributária (Departamento Financeiro), por exemplo.

A VALOR entende que as atividades do Departamento de Compliance não vão se sobrepor às dessas áreas, nem estas serão deslocadas para aquele. A área de Compliance, assim, terá a “responsabilidade” de proteger e manter as boas práticas de governança.

Com isso, é imprescindível que o compromisso da organização com o Compliance permeie todos os níveis hierárquicos da organização - dos estratégicos aos operacionais. A falta de envolvimento dos colaboradores, seja qual for seu cargo, pode deslegitimar o programa, diminuindo ou até mesmo anulando seus efeitos.

Abordagem de Parâmetros

 Quando do início de relacionamento novo, efetuamos uma reunião de planejamento das atividades, entre membros de nossa equipe e os colaboradores chaves do cliente para fins de apresentação dos grupos de trabalhos e determinação do plano de atendimento.

 Ressaltamos ainda, que a participação ativa dos gestores nesta etapa do diagnóstico é fundamental.

 Um programa de Compliance eficiente tem como um de seus pilares o comprometimento da alta direção da organização com o tema, o chamado tone at the top.

Para que trabalho possa ser desenvolvido em um determinado prazo será necessário o comprometimento de todos.

Nossa forma de trabalho pode ser assim sintetizada: 

  • Descrição do fluxo de trabalho por centro de custo;
  • Elaboração do fluxograma e identificação dos gaps;
  • Análise de riscos nos processos atuais;
  • Apresentação do Plano de ação;
  • Criação dos processos internos;
  • Implantação do Código de Ética e Conduta
  • Implantação do Canal de Denuncia
  • Capacitação dos gestores/colaboradores
  • Monitoramento dos pilares;
  • Follow up apontando as melhorias e identificando as deficiências;

 A Valor através da sua metodologia de trabalho, irá analisar, mapear e orientar a padronização dos processos internos de sua organização, resultando na criação de um código de ética e conduta, juntamente com a implantação de um canal de denúncias. Todas estas ações visam atender as necessidades e exigências de um programa robusto de Compliance.


MODELO DE sucesso em COMPLIANCE




lOCAIS ONDE LEIS JÁ FORAM CRIADAS OU ESTÃO EM FASE DE SANCIONAMENTO